This snapshot, taken on
07/04/2010
, shows web content acquired for preservation by The National Archives. External links, forms and search may not work in archived websites and contact details are likely to be out of date.
 
 
The UK Government Web Archive does not use cookies but some may be left in your browser from archived websites.

Português

Serviço de Urgências

Os A&E maiores avaliam e tratam os pacientes que têm lesões ou doenças graves. De um modo geral, deve dirigir-se ao A&E ou ligar para o 999 em caso de emergências como:

  • perda de sentidos
  • dor que não é aliviada com analgésicos simples
  • estado confusional agudo
  • dor aguda e persistente no peito
  • dificuldade em respirar

Se tiver uma lesão ou se sentir bastante mal, deve dirigir-se ou ser levado a um A&E. Se precisar de ambulância, deve ligar para o 999, o número de Inglaterra para situações de emergência. Também pode ligar para o 112, que é o número equivalente para a União Europeia.

A maioria dos A&E está aberta 356 dias por ano e normalmente 24 horas por dia. Tenha em atenção que nem todos os hospitais têm A&E.

Quando chegar ao A&E, um médico ou enfermeiro avaliará o seu estado e decidirá como prosseguir. Poderá ter de esperar um pouco antes de ser analisado, mas existe um padrão operativo para os serviços A&E que estipula que 98% das pessoas no A&E devem ser analisadas, diagnosticadas e tratadas no espaço de quatro horas da sua chegada, para ajudar a garantir que receba tratamento a tempo.

Serviço de dentistas do NHS

Em Abril de 2006, o sistema de preços antigo e complicado foi substituído por três faixas de preços padrão simples. Assim, torna-se mais fácil saber quanto vai ter de pagar e ajuda a garantir que seja cobrado por tratamentos do NHS (e não por tratamentos privados).

O preço máximo para um tratamento complexo é £198*.
A maioria dos tratamentos custa £16,50* ou £45,60*.
* Estes preços são aplicáveis a partir de 1 de Abril 2009.

Continuará a receber tratamento dentário gratuito pelo NHS se cumprir os critérios de isenção. Para mais informações, consulte a secção Help with health costs (assistência com despesas de saúde).

Melhor acesso a serviços locais
A sua primary care trust (PCT) é agora responsável pelos serviços dentários do NHS:

  • tem as verbas a utilizar nos serviços dentários locais,
  • celebra contratos com os dentistas do NHS para serviços que vão ao encontro das necessidades locais,
  • pode influenciar o local onde as novas clínicas se estabelecem, e
  • é responsável pelos tratamentos urgentes e fora do horário de atendimento da área.

Se um dentista se mudar, fechar uma clínica ou reduzir a quantidade de cuidados dentários que fornece para o NHS, a verba destinada ao fornecimento desse serviço agora permanece com a sua PCT para reinvestir em cuidados dentários pelo NHS na sua área.

Hospitais do NHS

Estes serviços são geridos pelas acute trusts, que garantem o fornecimento de cuidados de saúde de alta qualidade e a distribuição eficiente das verbas por parte dos hospitais. Também decidem estratégias para o desenvolvimento do hospital no sentido de melhorar os seus serviços.

 

 

Oftalmologistas do NHS

Optitian é um termo geral que cobre tanto oftalmologistas como oculistas.

Os oftalmologistas fazem testes para avaliar a qualidade da visão e a saúde dos olhos. Procuram sinais de doenças oftalmológicas que possam necessitar de tratamento por parte de um médico ou cirurgião oftalmológico, passam receitas médicas e vendem óculos e lentes de contacto.

 

 

Farmácias do NHS

Os farmacêuticos são peritos em medicamentos e na forma como estes funcionam. Estes profissionais têm um papel vital no fornecimento de cuidados de saúde de qualidade a pacientes através da farmácia da sua área.

Eles tratam das suas receitas médicas, fornecem serviços relacionados com questões específicas de saúde e podem oferecer aconselhamento sobre formas de vida saudável e problemas de saúde menos graves.

Obterá mais informações sobre os horários de funcionamento e os serviços das farmácias na FAQ section (secção de perguntas frequentes).

Serviços de Cuidados Sociais

Estes serviços são normalmente geridos pelas Câmaras da área, por vezes juntamente com fornecedores e organizações do NHS locais. Muitas Câmaras trabalham juntas para gerir serviços de cuidados sociais.

The Commission for Social Care Inspection (Comissão de Inspecção de Cuidados Sociais)
The Commission for Social Care Inspection é o único órgão de inspecção de cuidados sociais em Inglaterra, e é responsável por regulamentar e inspeccionar todos os fornecedores de cuidados sociais. 

 

NHS Walk-in Centres (WiCs)

Estes centros, que abriram pela primeira vez em 2000, oferecem um acesso conveniente a vários serviços do NHS. Existem certa de 93 NHS WiCs em Inglaterra, e lidam com lesões ou doenças menos graves como infecções e erupções cutâneas, fracturas e lacerações, contracepção de emergência e aconselhamento, vómitos, cortes e ferimentos ou queimaduras e luxações.

Estes centros não foram criados para tratar problemas contínuos ou potencialmente fatais num futuro imediato.

Pode procurar o centro mais próximo de si aqui no NHS Choices, através do recurso Choose services  (Escolha de Serviços).

Médicos ou Médicos de Família do NHS

A clínica de médicos ou médicos de família da sua área oferece vários serviços de saúde para toda a família. Se o seu problema não for urgente, pode esperar obter uma consulta com o médico dentro de dois dias úteis ou ser visto por um profissional de saúde, como um enfermeiro, no espaço de um dia útil. É importante que compareça à consulta ou notifique a clínica se tiver de a cancelar ou mudar.

 

Perguntas a fazer

Esta página foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde para ajudar todos os indivíduos a tirar o melhor partido possível da consulta com o médico ou profissional de saúde, e serve de orientação para as perguntas principais que deve fazer durante a sua consulta. Leia-as cuidadosamente para aproveitar ao máximo o tempo da sua consulta com o médico.

Sobre outras análises, como análises ao sangue, radiografias, etc.

  • Para que são estas análises?
  • Como e quando receberei os resultados?
  • Quem devo contactar se não receber os resultados?

Sobre o melhor tratamento para si, caso se aplique

  • Existe outra forma de tratar o meu problema?
  • O que recomenda?
  • Há algum efeito secundário ou risco?
  • Por quanto tempo precisarei de tratamento?
  • Como saberei se o tratamento está a funcionar?
  • O tratamento é eficaz?
  • O que acontece se não receber qualquer tipo de tratamento?
  • O que devo parar ou evitar fazer?
  • Há mais alguma coisa que possa fazer para ajudar com o meu problema?

Sobre o que acontece a seguir e quem deve contactar

  • O que vai acontecer a seguir?
  • Regresso para ter outra consulta consigo?
  • Quem devo contactar se piorar?
  • Tem alguma informação por escrito?
  • Onde me posso dirigir para obter mais informação, um grupo de apoio ou mais assistência?

Pode enviar qualquer dúvida ou comentário que tenha para: questionstoask@dh.gsi.gov.uk